Tax Justice Network (TJN): Movimento pelo fim dos Paraísos Fiscais

A Rede pela Justiça Tributária (TJN de "Tax Justice Network") congrega organizações, movimentos sociais e indivíduos em prol da cooperaçãotributária internacional e contra a evasão fiscal e a competição tributária.Em uma era globalizada, a Rede pela Justiça Tributária está comprometida com um sistema tributário justo, democrático e progressivo. Em uma perspectivainternacional, a TJN defende um sistema tributário favorável aos maispobres, em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, além do financiamento dos bens públicos e a taxação dos males públicos, como a poluição e a desigualdade inaceitável.

Nossa rede formou-se a partir do processo do Fórum Social Mundial e do movimento internacional Attac. A TJN é um movimento pluralístico,diversificado, não-governamental, apartidário e multilingüístico. Sociedadescivis e movimentos sociais organizados locais, regionais e nacionais, bem como defensores da justiça tributária, pesquisadores, jornalistas,especialistas em desenvolvimento, sindicalistas, empresários, profissionaisem tributação, políticos e servidores públicos são membros e apoiadores da rede.

A TJN defende mudanças sociais através de debate público e educação sobre o tema. A compreensão pública dos assuntos tributários é pré-requisito para ajustiça tributária internacional. A rede disponibiliza informação atravésdos meios de comunicação em massa, além de conferências, seminários, internet, boletins, publicações impressas, ações simbólicas, protestos eoutras formas de manifestação pública. Nossas atividades baseiam-se empesquisa e conhecimento técnico especializados.

A TJN facilita a cooperação, a comunicação e a troca de experiências entre seus membros. Nossa rede organiza troca de informações e debates sobrepolíticas buscando harmonizar os interesses e preocupações de nossosmembros. Este processo é a base para campanhas globais em defesa de políticas tributárias internacionais mais justas.

Como rede, a TJN é administrada por suas organizações membros bem como por apoiadores individuais. Isto garante a transparência das organizaçõesmembros em suas atividades e na participação em processos de decisão darede. A TJN funciona sob os princípios de participação democrática, fortalecimento, transparência, contabilidade e igualdade de oportunidades. ATJN encoraja e apóia a participação das organizações membros e indivíduosnos processos de decisão. A rede apóia a construção de campanhas nacionais da TJN, especialmente em países em desenvolvimento. Um secretariadointernacional coordena as atividades da rede.